Equipes de fiscalização do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizaram nessa quinta-feira (28), a apreensão de quase 30 mil produtos fitoterápicos impróprios para uso.
A apreensão aconteceu durante a Operação Placebo, realizada em distribuidoras e fábricas de Teresina. A ação também contou com Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC), Secretaria de Fazenda e Vigilância Sanitária.
Durante a operação foi constatado que uma das fábricas visitadas já havia sido interditada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas continuava comercializando os produtos que não possuem eficácia.
Segundo o chefe de fiscalização do Procon, Arimatea Arêa Leão, a operação teve bons resultados. “Nosso trabalho é garantir a proteção dos consumidores. Conseguimos tirar de circulação quase trinta mil produtos impróprios para uso, um trabalho em conjunto do Procon com outras instituições e quem tem levado resultado à sociedade”, pontua Arimatea.