O navio de apoio oceanográfico Iguatemi tem 63 metros de comprimento e fará parte da cerimônia de inauguração oficial do Porto Piaui, próxima quarta-feira, dia 13.
Para que o ministério e a agência constatem a navegabilidade do canal, um navio da Marinha do Brasil está ancorado nas margens do porto.
Segundo o governador, a obra beneficia não apenas a Planície Litorânea, mas todos os municípios do estado. "Teremos mercadorias que passarão a ser transportadas pelo porto vindas das mais diversas regiões do Piauí", afirmou o gestor,
Rafael Fonteles destacou que houve a preocupação em preservar o meio ambiente e as cadeias produtivas locais. "Estamos felizes de ter feito esse projeto grandioso, mas sem deixar de pensar nas pessoas, nos arranjos produtivos locais e no meio ambiente", informou o governador.
O local está apto a receber embarcações com comprimento de 60 metros, calado de 6 metros e boca de 11 metros. Porém, a operação de navios regulares, levando e trazendo mercadorias, só será possível após a instalação de terminais específicos, que serão construídos pelas empresas interessadas em operar no local.
Economia
O principal impacto para o Piauí é permitir que empresas locais possam exportar e importar produtos pelo litoral do estado, gerando riqueza e trazendo impostos para o Piauí.
Veja o vídeo:
https://www.instagram.com/p/C0vDv9Br-Fb/