Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina anunciaram nesta terça-feira (6) greve geral a partir de sexta (9) em protesto contra a falta de acordo nas negociações salariais com as empresas do setor. A paralisação foi definida durante uma assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintetro-PI).
Conforme o órgão, a paralisação foi motivada pela falta de avanço nas negociações com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). Segundo o Sintetro, as rodadas de negociação não resultaram em acordo sobre reajustes salariais e melhorias nos benefícios trabalhistas.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão o aumento linear de 15% nos salários de motoristas e cobradores, reajuste no valor do ticket alimentação para cerca de R$ 900, e a contribuição das empresas no valor de R$ 150 mensais para o custeio do plano de saúde da categoria.
Com a paralisação, os ônibus das empresas que compõem os consórcios do sistema de transporte coletivo de Teresina não devem sair das garagens a partir das 5h da manhã de sexta-feira.
Confira a nota