Missa pela eleição do Papa é realizada e dá início ao processo no Vaticano

Celebração foi realizada pelo Cardeal Giovanni Batista Re, que preparou espiritualmente o Colégio Cardinalício para a eleição do novo Papa.

Na manhã desta quarta-feira (07), foi realizada a missa Pro Eligendo Pontifice, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A missa, que traduzida para o português diz "Pela eleição do Papa", marca o início do conclave, o processo interno para escolher um novo Pontífice para a Igreja Católica.

 

Missa pela eleição do Papa é realizada e dá início ao processo no Vaticano - Foto: Divulgação/ Vatican News

A missa, realizada às 5h, foi celebrada pelo Cardeal Giovanni Batista Re, que preparou espiritualmente o Colégio Cardinalício para a eleição do novo Papa. 

Em sua homilia, Giovanni destacou a importância da oração, do amor cristão e da comunhão eclesial.

O rito reuniu milhares de fiéis católicos em expectativas para a escolha do sucessor do Papa Francisco.

 

Missa pela eleição do Papa é realizada e dá início ao processo no Vaticano - Foto: Divulgação/ Vatican News

Ainda nesta quarta (07), os cardeais devem seguir em procissão até a Capela Sistina, cantando o hino "Veni Creator Spiritus", clamando a ajuda do Espírito Santo para o momento da votação interna.

Os cardeais devem se reunir às 16h30 (11h30 no horário de Brasília) na Capela de Sistina para assistir à catequese realizada pelo cardeal Raniero Cantalamessa e fazer o juramento do conclave, visando manter sigilo sobre o processo de eleição.

Após as etapas realizadas, será feita a primeira votação e o mestre de cerimônias deve proclamar "Extra omnes" (Todos para fora), retirando do local as pessoas que não podem acompanhar o conclave e isolando os cardeais do mundo exterior até a conclusão da votação.