Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés: entenda esta celebração da Semana Santa

Celebração litúrgica remete ao dia em que Jesus consagrou o pão e o vinho e partilhou entre seus discípulos, afirmando ser o seu corpo e o sangue.

A Missa da Ceia do Senhor, rito realizado na quinta-feira da Semana Santa, é uma celebração litúrgica que remete ao dia em que Jesus consagrou o pão e o vinho e partilhou entre seus discípulos afirmando ser o seu corpo e o sangue, dando início à Instituição da Eucaristia.

 

Missa da Ceia do Senhor na Paróquia Santíssimo Sacramento em 2024 - Foto: Divulgação/ Pascom PSS

O rito é baseado nas escrituras do Evangelho de Mateus, que relata que Jesus abençoou as substâncias e disse "Tomai, comei; isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados."

É através desse versículo bíblico que a Eucaristia é tida como um sacramento central da Igreja Católica.

Além do foco na Instituição da Eucaristia, a celebração também conta com um momento denominado "Lava-pés", onde o sacerdote da paróquia ou comunidade em que a missa é celebrada lava os pés de 12 homens da assembleia do templo.

 

Missa da Ceia do Senhor na Paróquia Santíssimo Sacramento em 2024 - Foto: Divulgação/ Pascom PSS

O ato é baseado nas sagradas escrituras e simboliza o momento em que Jesus lavou os pés de seus discípulos durante a última ceia, demonstrando humildade e caridade para com as pessoas.

Após a Santa Missa, a hóstia consagrada é retirada da capela e levada a uma capela montada fora do presbítero ou da igreja para que se possa permanecer em vigília durante a noite ou algum horário específico até o sábado. O ato simboliza o momento em que Jesus Cristo é retirado para posteriormente ser entregue à morte.

Confira os horários da celebração em algumas paróquias de Teresina

Zona Sul

 Zona Sudeste

Zona Leste

 Centro de Teresina