A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) realizou nessa segunda-feira (19), o Fórum Estadual de Doação de Leite Humano, evento que tem alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio.
Com o tema "Doação de Leite Humano: Um gesto humanitário que alimenta esperança”, o evento reuniu profissionais da saúde, o coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprigio Guerra de Almeida; especialistas e doadora para discutir os desafios, avanços e práticas relacionadas ao aleitamento materno e à doação de leite humano.
Durante o encontro, os participantes debateram o papel da doação de leite humano como estratégia de fortalecimento das políticas públicas de saúde, segurança alimentar e sustentabilidade. Também foram compartilhadas boas práticas e experiências exitosas no cuidado neonatal.
A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz, enfatizou a importância de ampliar a doação de leite materno e valorizar o gesto solidário.
“Esse gesto salva-vidas diariamente. Recebemos bebês muito pequenos e vulneráveis, que só conseguem se desenvolver com o leite humano. Quando uma mãe doa, ela está oferecendo mais do que alimento: está oferecendo saúde, esperança e um futuro melhor para outra criança. É um ato de generosidade que merece todo o nosso reconhecimento”, disse a nutricionista.
Segundo a professora Gardilene Araújo, mãe do pequeno Aquiles, o ator de doar é gratificante por saber que salva-vidas.
“É um ato muito gratificante, humanitário, que salva-vidas. Eu sou muito feliz em saber que o meu leite nutre o meu filho e também ajuda outros bebês. O apoio do Banco de Leite é fundamental. Eles entraram em contato, vieram até minha casa com todo o material e orientações. Pretendo continuar doando enquanto puder”, relatou a doadora.