Governo do Piauí dará R$ 200 mil a cidades com meta de alfabetização infantil

Iniciativa faz parte do programa “Alfa-10”, que tem como foco garantir o aprendizado das crianças nos primeiros anos escolares.

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta quarta-feira (23), durante uma cerimônia no Centro de Convenções de Teresina, novas medidas para impulsionar a alfabetização e o cuidado com a primeira infância no Piauí. Entre as principais novidades está a criação de uma premiação de R$ 200 mil para os municípios que conseguirem alfabetizar ao menos 90% das crianças na idade certa até o próximo ano.

 

Governador Rafael Fonteles durante evento - Foto: ASCOM

A iniciativa faz parte do programa “Alfa-10”, que tem como foco garantir o aprendizado das crianças nos primeiros anos escolares. Além do incentivo financeiro, Fonteles também revelou que o aplicativo Piauí Primeira Infância, que é uma ferramenta que monitora o desenvolvimento infantil nas áreas de educação, saúde e assistência social, será ampliado e disponibilizado para todas as prefeituras interessadas.

“E também vamos disponibilizar a parceria do aplicativo Piauí Primeira Infância para todos os municípios do estado. A experiência em Lagoa do Piauí foi exitosa para poder monitorar o desenvolvimento integral das crianças, olhando para educação, saúde e assistência social, e agora vamos levar aos demais municípios que queiram participar dessa política de desenvolvimento da primeira infância”, afirmou o governador. 

Durante o evento, também foram homenageadas 104 escolas municipais e estaduais que se destacaram no último ano pelos bons resultados em alfabetização. As unidades foram reconhecidas com o Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada, concedido com base no desempenho registrado pelo Idepi-Alfa (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização).