A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá promover, neste sábado (14), um Dia D de vacinação contra a influenza (gripe) e o HPV. Ao longo do dia, 17 postos ficarão abertos nas quatro zonas de Teresina, aplicando os dois imunizantes e atualizando as cadernetas de vacinação.
A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, enfatizou que o objetivo da ação é ampliar as taxas de vacinação contra as duas doenças.
“Atualmente, a vacina da gripe está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade, mas chamamos atenção para grupos como idosos, gestantes e crianças, que são mais vulneráveis aos riscos de complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza”, ressalta Emanuelle Dias.
A vacina contra o HPV é disponibilizada somente para crianças e adolescentes entre 9 e 19 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal. A coordenadora destacou que a campanha de busca ativa para pessoas de 15 a 19 anos acontece até o dia 30 de junho; após essa data, a vacina voltará a ser oferecida apenas para pessoas de 9 a 14 anos.
“Pedimos aos pais e aos jovens desta faixa etária que verifiquem sua situação vacinal e, caso estejam com pendências, se dirijam a um dos postos abertos no sábado para regularizar seu esquema vacinal”, orienta Emanuelle Dias.
Confira os locais que participarão do Dia D de imunização:
Unidades Básicas de Saúde – sábado (14), das 8h às 17h
Zona Leste:
UBS Santa Isabel
UBS Satélite
UBS Cidade Jardim
UBS Vale do Gavião
Zona Sudeste:
UBS Usina Santana
UBS Alto da Ressurreição
UBS Mário Rocchi
UBS Renascença
Zona Sul:
UBS Saci
UBS Cristo Rei
UBS Promorar
UBS Irmã Dulce
Zona Norte:
UBS Cecy Fortes
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Mocambinho (Valdinar Pereira)
UBS Jacinta 1
Ponto de vacinação em horário especial:
Teresina Shopping (Estacionamento G3) – sábado (14), das 10h às 20h
Público-alvo:
Influenza: Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.
HPV: Pessoas de 9 a 19 anos de idade não vacinadas.