Nesta sexta-feira (01) a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) anunciou que as comissões de arbitragem da Copa do Mundo Catar 2022 farão o uso de uma tecnologia semiautomática para detectar impedimento.
O anuncio foi publicado por meio das redes sociais da FIFA, na publicação a federação afirmou que o sistema fornece um alerta de impedimento automatizado para os árbitros, e a animação em 3D melhora a comunicação com os telespectadores.
“Tecnologia semiautomática de impedimento para uso na Copa do Mundo FIFA 2022 ™ . O sistema fornece um alerta de impedimento automatizado para a equipe de árbitros de jogo de vídeo. A animação 3D melhora a comunicação com os fãs no estádio e os telespectadores.”
Como funciona
A tecnologia SAOT usa 12 câmeras de rastreamento montadas ao redor do estádio para rastrear a bola e os jogadores, calculando a posição exata em campo.
Um censor também deve ser posicionado no centro da bola, enviando dados para a sala de operação de vídeo 500 vezes por segundo.
A inteligência artificial da mais agilidade às partidas, diminuindo o tempo de checagem do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), e já foi testada na Copa Árabe e no Mundial de Clubes de 2021.