Em uma decisão histórica, a Espanha condenou, nesta segunda-feira (10), três torcedores à prisão por insultos racistas proferidos contra o jogador Vinicius Jr. Segundo a La Liga, entidade responsável pelo campeonato espanhol, os réus foram considerados culpados por crime contra a integridade moral com agravante de discriminação por motivos racistas.
A condenação foi proferida contra três torcedores do Valencia, que realizaram gritos racistas contra Vini Jr em uma partida com o Real Madrid em maio do ano passado.
De acordo com a decisão, os torcedores foram condenados a 8 meses de prisão e pagamento dos custos do processo. Além disso, eles estão banidos dos jogos organizados pela La Liga ou pela Federação Espanhola de Futebol.
Essa é a primeira vez na história que a Espanha realiza uma condenação penal por atos racistas.
Nas redes sociais, Vinicius Júnior comemorou a decisão e disse ser não apenas por ele, mas por “todos os pretos”.
“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas "jogar futebol”. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, escreveu Vinicius.