A Equatorial Piauí lançou um projeto intitulado Rede Limpa, que tem como objetivo eliminar riscos de acidentes e outras ocorrências que possam provocar interrupções no fornecimento de energia pelo uso irregular do compartilhamento das estruturas de distribuição de empresas de TV, telefonia e internet.
A empresa explica que por meio do projeto, toda estrutura fora dos padrões ou que estejam ocupando postes de forma não autorizada será notificada e a instalação poderá ser retirada se não forem atendidas as condições e o prazo estabelecido.
Segundo um levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2022 apenas 42% das operadoras de telecomunicações que usam cabos possuíam contrato com alguma distribuidora de energia.
O gerente de Serviços Técnicos Comerciais da Equatorial Piauí, Johnny Monteiro, afirma que durante as fiscalizações, a equipe percebeu muitos cabos instalados de forma clandestina nos postes. Segundo ele, isso compromete não só os serviços, mas também põe em risco a vida da população.
“Muitas vezes os cabos são instalados sem observar a altura mínima estabelecida por normas técnicas, podendo provocar acidentes com veículos de grande porte. Quando o material é colocado sem observar a distância de segurança da rede elétrica, pode causar curto-circuito e consequentemente falta de energia, prejudicando o serviço a muitos clientes”, ressalta.