Empresários e horticultores debatem comercialização de produtos da agricultura familiar

Ação tem como objetivo aproximar e criar uma parceria entre os produtores e os clientes desses setores.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, o diretor de Inovação e Parcerias com o Setor Empresarial da SAF, Tiago Patrício, e empresários dos setores de bares, restaurantes e hotelaria participaram, neste domingo (03), de  um café da manhã com agricultores familiares da Horta Comunitária do Povoado Soinho, zona rural de Teresina. A ação tem como objetivo aproximar e criar uma parceria entre os produtores e os clientes desses setores.

 

Empresários e horticultores debatem comercialização de produtos da agricultura familiar - Foto: Reprodução/Governo do Piauí

O café da manhã foi um momento de construir uma comunidade que sustenta a agricultura (CSA), uma modalidade tradicional de produção em que há integração entre o cliente, o consumidor final e o produtor, criando uma sociedade de produção.

De acordo com a presidente da Horta Comunitária do Povoado Soinho, Rosilândia Gomes, essa ação é importante para construir uma melhor relação e entender as demandas dos clientes.

“É muito importante para nós termos eles como clientes, visitando e conhecendo a nossa horta e tudo aquilo que produzimos aqui no nosso espaço, a qualidade da nossa produção. Está sendo uma grande oportunidade de negociarmos nossos produtos, e essa ação é fruto do trabalho de comercialização que tem sido desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e que muito nos tem beneficiado”, destacou a presidente.

 

Empresários e horticultores debatem comercialização de produtos da agricultura familiar - Foto: Reprodução/Governo do Piauí

Para Natália Macário, diretora-executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Piauí, existe uma demanda significativa para a compra de produtos mais saudáveis e agroecológicos, e esse momento é uma oportunidade de suprir essa necessidade.

“Para nós, é muito importante conhecer os produtores para que a gente continue incentivando os bares e restaurantes a comprarem um produto de qualidade, além da possibilidade do próprio empresário demandar o que eles podem produzir para suprir suas necessidades. Então, a gente só vê vantagem nessa parceria”, pontuou a diretora.

 

Empresários e horticultores debatem comercialização de produtos da agricultura familiar - Foto: Reprodução/Governo do Piauí

A secretária Rejane Tavares destaca ainda que a comercialização tem sido uma das principais estratégias da SAF, proporcionando ao produtor criar canais de venda onde possam, além de aumentar sua renda, melhorar a produção.

“Essa rodada de negociação realizada hoje na Horta Comunitária do Povoado Soinho é mais uma das estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Estarmos aqui com os empresários e os produtores para discutir a possibilidade da gente estabelecer uma parceria é mais um incentivo e um novo espaço de comercialização dos produtos do campo”, afirmou a gestora.