Empresário Bruno Santos, preso na operação da PF, emite nota de esclarecimento

Bruno obteve liberdade após decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que considerou ausentes os fundamentos para manter a prisão temporária.

O médico e empresário Bruno Santos Leal Campos, vice-presidente do LIDE Piauí e integrante do departamento médico do Atlético Piauiense, veio a público nesta sexta-feira (3) após ter sido preso temporariamente durante a deflagração das operações OMNI e Difusão, conduzidas pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

 Empresário Bruno Santos, preso na operação da PF, emite nota de esclarecimento -Foto: Reprodução   
 

As investigações apuram suspeitas de fraudes em contratos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. De acordo com a PF, o esquema envolveria o uso de empresas de fachada, chamadas de “laranjas",  para dar aparência de legalidade a contratos, permitindo repasses de recursos públicos a pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo investigado.

Segundo a Polícia Federal, o método se repetia em diferentes contratos, que iam desde a gestão hospitalar até o fornecimento de softwares e serviços de saúde. Haveria ainda indícios de superfaturamento, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Durante a operação, foram cumpridos 33 mandados judiciais, com apreensão de quase R$ 1 milhão em espécie, joias e carros de luxo.

Na nota, Bruno Santos afirmou ter colaborado integralmente com as autoridades e rejeitou qualquer ligação com os valores e bens apreendidos.

Por ter a consciência tranquila de que nada devo, retornei voluntariamente, apresentei-me às autoridades e forneci integralmente os esclarecimentos solicitados (...). Esclareço que as vultosas quantias em dinheiro e os carros de luxo apreendidos e veiculados na imprensa juntamente com minha imagem não me pertencem e não foram apreendidos em minha residência ou em qualquer das minhas empresas.

Ele também criticou a forma como as investigações foram divulgadas, classificando-as como “midiáticas e espetaculosas”, e disse confiar plenamente no Poder Judiciário.

Bruno Santos obteve liberdade após decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que considerou ausentes os fundamentos para manter a prisão temporária.

Apoio jurídico

Na nota, Bruno Santos fez questão de agradecer ao advogado criminalista Dr. Lucas Villa, renomado na área, pelo empenho em na defesa.

 Dr. Lucas Villa, advogado - Foto: Reprodução   

Encerrando a manifestação, reforçou a expectativa de que os fatos sejam esclarecidos.

Reitero minha plena confiança nas instituições e no Poder Judiciário, e estou convicto de que, ao longo da investigação, todos os fatos serão devidamente esclarecidos, reafirmando a minha inocência.

Confira a nota completa

NOTA DE ESCLARECIMENTO - BRUNO SANTOS.pdf