Entre os meses de janeiro a outubro, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 8.037 cirurgias ortopédicas. Este número corresponde a um aumento de 62% se comparado ao mesmo período no ano de 2011, quando foram realizados 4.925 procedimentos na ortopedia.
De acordo com o médico ortopedista Caio Vaz, o aumento no número de cirurgias está associado ao crescimento de acidentes de trânsito, que em sua maioria, envolvem motociclistas.
“Houve também um aumento da gravidade das lesões devido à energia do trauma, como fraturas múltiplas e pacientes politraumatizados. Entre as cirurgias mais realizadas no HUT estão os politraumas, tratamento de lesões extensas com perda de substâncias e fraturas de ossos do antebraço”, afirmou o médico.
O diretor geral do HUT, Ítalo Costa, ressalta a vocação do hospital em atender traumas e procedimentos de urgência e emergência. O número expressivo de cirurgias de grande porte ocorreu mesmo em um cenário de desafios, a expansão das cirurgias ortopédicas é resultado de uma conjugação de fatores: crescimento no número de acidentes de trânsito, mas também o aumento crescente da eficiência, tanto administrativa quanto assistencial aliado à otimização das atividades no centro cirúrgico.
“Não tem outro hospital no estado que tem a multiplicidade de especialidades de plantão presencial que nós temos. Então, quando o paciente é admitido no HUT segue uma jornada com todo o aparato necessário para o atendimento ao politraumatizado, cumprindo e fortalecendo sua missão”, finaliza.