A situação de emergência no Rio Grande do Sul afeta diversos segmentos como saúde, abastecimento, economia e esporte. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota oficial convocando o Conselho Técnico Extraordinário da Série A, com o objetivo de discutir os impactos das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul no calendário da competição e a possibilidade de paralisação do campeonato.
A reunião, que está agendada para o dia 27 de maio, na sede da CBF, deve contar com a participação de diretores de diversos segmentos da entidade e presidentes dos vinte clubes que compõem a Série A do Brasileirão. Serão debatidos aspectos técnicos das competições, como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
Clubes gaúchos, como Internacional, Grêmio e Juventude, que foram diretamente atingidos pela tragédia no Sul, solicitam a paralisação total do campeonato. Já equipes como Flamengo, Palmeiras e São Paulo se posicionaram contra, sob o argumento de que manter as atividades pode ser uma maneira de recuperar e ajudar a população afetada.
Por conta do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, resultado dos eventos climáticos extremos ocorridos, a Confederação Brasileira de Futebol adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.