A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, foi reconduzida ao cargo para um segundo mandato pelo governador Rafael Fonteles. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7), durante reunião realizada no Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado.
O encontro contou com a presença do defensor público Humberto Brito Rodrigues, diretor-administrativo da Defensoria, e do defensor público Ricardo Moura Marinho, chefe de gabinete da Instituição.
Carla Yáscar Belchior é a quarta mulher a ocupar o cargo máximo da Defensoria Pública do Piauí e tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a ampliação do acesso à Justiça. Antes de assumir a chefia da Defensoria, atuou como subdefensora pública geral durante os dois mandatos do defensor público Erisvaldo Marques dos Reis, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da Instituição em todo o estado.
Além de suas atribuições à frente da Defensoria, Carla Yáscar coordena o projeto Defensoras Populares, uma iniciativa que capacita lideranças comunitárias femininas para atuarem como multiplicadoras de direitos humanos e direitos das mulheres em suas comunidades. O projeto tem sido essencial para aproximar ainda mais a Defensoria Pública de seu público assistido.
A recondução ao cargo se deu após a formação de uma lista tríplice, na qual Carla Yáscar Belchior figurou ao lado dos defensores públicos João Batista Viana do Lago Neto e Jeiko Melo Hohmann Britto. A relação foi entregue ao governador Rafael Fonteles no dia 21 de fevereiro.
O processo eleitoral para a definição da lista foi conduzido pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação (TI) da Defensoria Pública, sob a supervisão da Comissão Eleitoral. A presidente da comissão foi a defensora pública Ana Patrícia Paes Landim Salha, tendo como vice-presidente Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa e secretária Sara Maria de Araújo Melo.