O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) nomeou o sanfoneiro e ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto para um mandato de quatro anos na presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Gilson é um dos fundadores da banda de forró Brucelose, da qual segue como sanfoneiro.
Gilson Machado é empresário do ramo de Turismo e foi ministro no governo Bolsonaro (Foto: Instagram)
Mesmo quando era ministro, ele seguiu fazendo alguns shows com a banda, principalmente nos fins de semana. Em suas redes sociais, ele se descreve como "nordestino, médico veterinário, produtor rural, pousadeiro, músico da banda Brucelose e ex-ministro do Turismo".
A nomeação para o comando da Embratur prevê um mandato com duração de quatro anos, no entanto, a legislação que trata do órgão prevê que o presidente da República pode demiti-lo. Nesse caso, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá tirar Gilson do cargo quando assumir a cadeira no Palácio do Planalto.
No governo Bolsonaro, ele era um dos ministros mais ligados ao presidente (Foto: Alan Santos/PR)
Gilson deixou o Ministério do Turismo em abril para concorrer ao cargo de senador por Pernambuco pelo PL, mas, apesar de ter tido 1,3 milhão de votos, ficou em segundo lugar e não foi eleito. Ao longo do mandato de Jair Bolsonaro, ele se tornou um dos ministros mais próximos do presidente e também foi chamado de “sanfoneiro do Bolsonaro”.
Essa não é a primeira vez que Gilson Machado vai presidir a Embratur. No começo do governo Bolsonaro, ele passou pelo comando do órgão. O sanfoneiro, que é empresário do setor do turismo, também já foi secretário nacional de Ecoturismo, pasta ligada ao Ministério do Meio Ambiente.
A portaria de nomeação de Gilson para a Embratur foi publicada na quinta-feira (17) no Diário Oficial da União.