Azul anuncia suspensão de voos para São Raimundo Nonato

Além do Piauí, outros estados do Nordeste, como Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, também serão afetados pelas suspensões de voos da companhia.

A empresa de aviação Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão das operações aéreas para São Raimundo Nonato, um dos principais destinos turísticos do Sul do Piauí e porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, e para Parnaíba. A decisão, que passa a valer a partir do dia 10 de março de 2025, preocupa lideranças locais e o setor de turismo, uma vez que a região registrou um novo recorde de visitações em 2024, com quase 40 mil turistas, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Aeroporto de Teresina - Avião Empresa AzulJosefa Geovana/Lupa1

Além do Piauí, outros estados do Nordeste, como Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, também serão afetados pelas suspensões de voos da companhia. Em comunicado oficial, a Azul justificou a decisão com base em diversos fatores, incluindo o aumento dos custos operacionais da aviação, impactos da crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar.

“Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender operações na cidade de São Raimundo Nonato (PI), a partir do dia 10 de março, devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”, diz o comunicado da empresa, divulgado nesta quinta-feira (9).

A suspensão dos voos preocupa as autoridades locais, que temem impactos negativos no turismo da região. O prefeito de Coronel José Dias, Dr. Victor Carvalho, destacou que já acionou os deputados Georgiano Neto e Júlio César para buscar uma reunião de urgência com a presidência da Azul, a fim de reverter a decisão.

“A Serra da Capivara é um dos principais patrimônios arqueológicos do mundo e um destino que atrai turistas nacionais e internacionais. A suspensão desses voos pode prejudicar diretamente a economia local, afetando desde os guias turísticos até os pequenos empreendedores. Precisamos garantir a continuidade dessas operações”, afirmou o prefeito.


O Parque Nacional Serra da Capivara é um dos mais importantes sítios arqueológicos das Américas, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Com pinturas rupestres de até 50 mil anos, o parque é considerado um dos berços da civilização nas Américas, atraindo arqueólogos, pesquisadores e turistas de todo o mundo.