Após 10 anos de obras, Museu da Imagem e do Som é inaugurado em Teresina

Local conta com pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, biblioteca e outros espaços.

Depois de 10 anos de reforma, o Museu da Imagem e Som (MIS) foi inaugurado na noite desta sexta-feira (20), em Teresina. O espaço conta com mais de 4 mil metros e deveria ter sido entregue em 2014, mas as obras foram postergadas e totalmente finalizadas somente este ano.

 

Museu da Imagem e do Som (MIS) de Teresina - Foto: Divulgação/ASCOM

O local recebe o nome do poeta piauiense Torquato Neto, como homenagem a  um dos principais nomes do movimento Tropicália. Segundo o ex-ministro de Minas e Energia e ex-secretário da Presidência da República, Moreira Franco, a homenagem faz jus à contribuição cultural que Torquato proporcionou ao  país. 

 “É uma homenagem que vem fazer justiça. Embora Torquato tenha nos deixado com uma idade muito nova, ele deu uma contribuição inestimável para o avanço da cultura brasileira em um momento extremamente difícil, em que as liberdades eram contidas. Muito honrado estar aqui e acresce a isso, o fato de ter sido meu companheiro de infância. “, disse Franco.

 

MIS de Teresina homenageia Torquato Neto - Foto: Divulgação/ASCOM

Com um orçamento inicial de seis milhões de reais, o MIS conta com pinacoteca, salas especiais para edição de vídeo, gravação de som, revisão de filmes e digitalização de fotografias, biblioteca, restaurante, auditório, área para lojas, cafeteria e um salão externo.

“Esse espaço é algo monumental, são 10 ambientes que poderão ser usados pelos artistas da terra. Um legado deixado pelo prefeito Dr. Pessoa. Aqui será a casa dos produtores de cultura e dedicamos ao Torquato Neto, um ambiente mais qualificado da cultura do estado do Piauí e do Nordeste do Brasil”, disse o prefeito, Dr. Pessoa.

A Orquestra Sinfônica de Teresina, sob a regência do Maestro Aurélio Melo, fez a abertura do evento, que contou com a presença de autoridades locais, secretários e artistas teresinenses. 

“O nome de Torquato Neto estará sempre presente, agora representado por um espaço vivo. Esta gestão entra para a história com mais esta entrega. Tal feito integra o projeto de revitalização do Centro de Teresina. Foram muitas mãos e trabalhadores dedicados a esta construção. Por isso, hoje celebramos de forma muito expressiva este Museu”, disse o superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho.