A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (7), o Projeto de Decreto Legislativo nº 63/2026, de autoria da deputada estadual Bárbara do Firmino, que concede o Título de Cidadão Piauiense ao DJ e produtor musical Alok Achkar Peres Petrillo.
De acordo com a justificativa apresentada no projeto, a homenagem reconhece a atuação do artista no estado, especialmente após a realização da turnê AUREA Tour, em Teresina.
O texto destaca que o evento contribuiu para fortalecer o cenário cultural piauiense e impulsionou setores como turismo, hotelaria, comércio, transporte e economia criativa, além de projetar o Piauí no circuito nacional de grandes eventos.
A proposta também ressalta as ações desenvolvidas pelo Instituto Alok no estado. Segundo o documento, a instituição destinou R$ 1 milhão para iniciativas voltadas às áreas de saúde, turismo e ecoturismo.
Entre os projetos contemplados estão o apoio à Casa de Maria, que acolhe crianças e adolescentes em tratamento oncológico em Teresina, ações de ecoturismo sustentável na Caatinga e iniciativas para ampliar o acesso à água potável em comunidades piauienses.
Outro ponto citado na justificativa é a realização de campanhas de arrecadação de alimentos durante a passagem do artista pelo estado, além da valorização de músicos e artistas locais em seus eventos.
Com a aprovação do decreto legislativo, a entrega do Título de Cidadão Piauiense será realizada em sessão solene da Assembleia Legislativa, em data que ainda será definida.