Wagner Moura conquistou um feito inédito para o cinema brasileiro no Festival de Cannes: tornou-se o primeiro ator brasileiro a receber o prêmio de Melhor Ator, graças à sua atuação em 'O Agente Secreto', filme dirigido por Kleber Mendonça Filho. A consagração aconteceu neste sábado (24), durante a cerimônia da 78ª edição do festival.
Devido a compromissos com as filmagens de 11817, dirigido por Louis Leterrier, Moura não pôde comparecer à cerimônia. Em seu lugar, o diretor Kleber Mendonça Filho subiu ao palco para receber o troféu.
Esse reconhecimento marca o primeiro grande prêmio individual internacional da carreira de Moura, que já havia sido indicado ao Globo de Ouro por seu papel em Narcos. Em 2008, o ator também esteve ligado à histórica vitória de Tropa de Elite, que levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Com a vitória, Wagner Moura passa a integrar o seleto grupo de brasileiros premiados em Cannes. Até então, apenas atrizes haviam conquistado prêmios de atuação no festival: Fernanda Torres, vencedora em 1986 por Eu Sei Que Vou Te Amar, e Sandra Corveloni, premiada em 2008 por Linha de Passe.
O Agente Secreto foi exibido em Cannes no dia 18 de maio e recebeu aplausos de pé por vários minutos. A crítica francesa se rendeu ao filme, descrevendo-o como “virtuoso” e “espetacular”.