O Lupa1 acaba de suspender divulgação de pesquisa do instituto Census, realizada no dia 15 de fevereiro e autorizada a ser divulgada, pelo TSE, a partir de hoje(22), atendendo q determinação judicial, em liminar proferida na manhã desta mesma data(22).
O impetrante informa que requereu ao Magistrado a impugnação da pesquisa de no PI- 03585/2024, registrada em 16/02/2024, com data de divulgação prevista para 22/02/2024, sob os argumentos de ausência da quantidade de amostras colhidas nos bairros e regiões da cidade, bem como o detalhamento acerca do percentual representativo de gênero entre as faixas etárias e de rendas pesquisadas.
Aduz, ainda, que “constam outras irregularidades na pesquisa tais como (dados confusos como a faixa etária dos entrevistados. questionário tendencioso e ausência de dados dos bairros pesquisados.
Veja a síntese de decisão:
São pré-candidatos declarados em Monsenhor Gil, Evandro Abreu, Joãozinho da Varjota e Eliane Moura.
O Lupa, portal, rádio e TV, por sua vez, vem divulgando com frequência pesquisas realizadas pelo Instituto CENSUS, uma empresa de renome no Estado do Piauí e em diversos outros estados do norte e nordeste do país, sem que nunca tenha havido qualquer contestação sobre as mesmas.
Entendemos que a medida liminar abre precedentes perigosos a democracia, quando sabemos que a mesma pode tornar-se uma espécie de jurisprudência argumentativa, normalmente apoiada em suspeitas vagas, buscando impedir que a população tenha acesso a informações que lhe são de direito.
Em cumprimento a decisão liminar suspendemos a divulgação da pesquisa após sermos notificados pelo advogado Alexandre Nogueira, através do aplicativo WhatsApp. O Lupa1 poderia usar o argumento clássico e de direito, de não ter sido oficialmente notificado, todavia preferiu suspender a pesquisa, até que o corpo jurídico do instituto CENSUS tenha tempo de apresentar sua defesa e que a mesma possa vir a ser divulgada, sem novas surpresas.