O Instituto Datamax divulgou, nesta segunda-feira (26), nova pesquisa que aponta o candidato Rafael Fonteles (PT) com vantagem em todos os cenários na reta final das eleições para Governo do Estado. Considerando os votos válidos o petista pode ser eleito no primeiro turno com 52,70% dos votos válidos.
Ascom/RF
Na nova pesquisa, quando se analisa apenas os votos válidos, ou seja, desconsiderando os votos brancos e nulos, o candidato Rafael Fonteles abre aproximadamente 8 pontos de vantagem contra o candidato Sílvio Mendes (União Brasil), que aparece com 44,08% das intenções de voto.
A pesquisa também aponta que a candidata Gessy Lima (PSC) aparece em terceiro lugar nas pesquisas, com 1,30% dos votos válidos. Logo em seguida aparece Diego Melo (PL), com 1,05% dos votos dos entrevistados durante o levantamento da pesquisa.
Madalena Nunes (PSOL), Lourdes Melo (PCO), Gustavo Henrique (Patriota), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN) possuem menos de um 1% dos votos válidos.
Considerando os votos brancos e nulos
Os números da pesquisa também apontam que o candidato Rafael Fonteles possuí 42,50% das intenções de votos na pesquisa estimulada, quando se considera os votos brancos e nulos, liderando também neste cenário. Logo em seguida aparece o candidato Silvio Mendes (União Brasil) com 35,55% das intenções de voto, uma diferença percentual de aproximadamente 7 pontos.
Gessy Lima (PSC) aparece nas pesquisas com 1,05% das intenções de voto. O candidato Coronel Diego Melo (PL) foi citado por 0,85% dos eleitores abordados. Madalena Nunes (PSOL), Lourdes Melo (PCO), Gustavo Henrique (Patriota), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN) possuem menos de um 1% dos votos computados.
O número dos que não sabem e, ou, não opinaram é de 15,25% dos entrevistados. Outros 4,10% dos entrevistados votariam nulo ou em branco.
Rafael com apoio de Lula chega a 47,80% das intenções de voto
A pesquisa também fez um levantamento dos eleitores que, com o apoio do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), votariam em Rafael Fonteles para o governo do Piauí. O candidato alcança 47,80% das intenções de votos e abre uma vantagem de 15 pontos contra Silvio Mendes.
O candidato Silvio Mendes, com apoio de Ciro Nogueira, aparece em com 32,40% das intenções de votos na pesquisa estimulada com apoio. O candidato Coronel Diego Melo (PL), com apoio do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PT), apareceu com 1,85% das intenções de voto.
Wellington Dias e Lula também lideram as pesquisas
O candidato ao senado Wellington Dias (PT) também lidera as intenções de votos na nova pesquisa do Instituto Datamax. O ex-governador aparece em primeiro lugar na pesquisa estimulada, com 46,80% dos votos dos entrevistados.
O candidato Joel Rodrigues (União Brasil) aparece logo em seguida com 25,40% das intenções de voto. 19,85% ainda não sabem ou não opinaram o candidato ao senado. 5,70% votariam nulo e em branco.
O ex-presidente Lula também aparece na frente na pesquisa para presidente. De acordo com os dados o presidenciável ganharia no primeiro turno com ampla vantagem, chegando a 70,50% das intenções de votos. Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, aparece com 15,15% das intenções de voto.
Ficha técnica
A Pesquisa Datamax foi realizada no período de 20 a 25 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 80 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-07729/2022. Os dados foram tabulados em programa de microcomputador. E contém os resultados das questões formuladas com os devidos cruzamentos.