Inscrições do CNU 2025 iniciam nesta quarta; confira as regras

Ao todo, o CPNU 2 ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos da Administração Pública Federal, organizados em nove blocos temáticos.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos  (MGI) publicou nesta segunda-feira (30), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o  edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Em coletiva de imprensa, a ministra Esther Dweck apresentou os principais aperfeiçoamentos do certame, com destaque para os avanços nas áreas de diversidade, inclusão e segurança.

 

Inscrições do CNU 2025 iniciam nesta quarta; confira as regras. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

As inscrições no CPNU 2  iniciam nesta quarta-feira (02) e vão até o dia 20 de julho. A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a banca examinadora responsável pela organização do concurso, e o valor da taxa será único: R$ 70 para ambos os níveis.

“Mantemos a taxa de inscrição acessível, R$ 70 para todos os blocos, com isenções para quem está no CadÚnico, doador de medula, e beneficiários do FIES e ProUni. Queremos garantir que o valor seja justo para todos”, enfatizou Dweck. 

Ao todo, o CPNU 2 ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos da Administração Pública Federal, organizados em nove blocos temáticos. São 3.144 vagas de nível superior (incluindo 1.172 para preenchimento a curto prazo) e 508 de nível intermediário. 

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. O objetivo é garantir a acessibilidade e reduzir custos para os candidatos. 

Para os habilitados, será aplicada prova discursiva no dia 7 de dezembro. A primeira lista de classificados deve ser divulgada no dia 30 de janeiro de 2026. 

Blocos temáticos 

Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos organizados por áreas de atuação semelhantes. O modelo – já adotado na edição anterior do concurso – permite que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com uma única inscrição. 

No momento em que fizer sua inscrição, o participante poderá definir a lista de preferência, de acordo com interesses profissionais, formação acadêmica e experiência.

Entre as novidades anunciadas pelo governo, estão as destinações de cotas. As vagas estão assim divididas: 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência

Cronograma do CPNU 2

Fonte: Agência Brasil