Ministro André Mendonça manda afastar diretor geral da Polícia Federal

Ministro do STF também afastou diretor de Inteligência da Polícia Federal e citou risco de interferências nas apurações sobre os casos Banco Master e INSS.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (8) o afastamento preventivo de Andrei Rodrigues do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. 

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado e Gustavo Moreno/STF   


De acordo com Mendonça, a medida busca garantir que ministros da Corte, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e servidores da Polícia Federal possam desempenhar suas funções sem possíveis interferências ou constrangimentos.

A decisão foi tomada no contexto das investigações envolvendo os casos Banco Master e INSS. Segundo Mendonça, Alexandre de Moraes teria utilizado relatórios considerados apócrifos da Polícia Federal para apontar possíveis irregularidades atribuídas ao ministro na condução dos processos.

Além de Andrei Rodrigues, Mendonça determinou o afastamento do delegado Leandro Almada do cargo de diretor de Inteligência Policial da Polícia Federal.

Na decisão, o ministro argumentou que o afastamento temporário representa uma medida preventiva para evitar possíveis interferências na coleta de provas, nas investigações e em procedimentos administrativos relacionados aos fatos apurados.

A determinação atende parcialmente a um pedido apresentado pelo partido Novo, que solicitou medidas para preservar a independência e a continuidade das investigações. O pedido ocorreu após um relatório de cerca de 200 páginas apontar menções a Andrei Rodrigues no celular de Daniel Vorcaro.

O partido também havia pedido a prisão do diretor-geral da Polícia Federal. Mendonça, no entanto, optou pelo afastamento temporário das funções.