Confira os assuntos políticos mais comentados da semana no Piauí

Um resumo descontraído do Lupa1 para entender sobre a política local em um ou dois minutos.

O Lupa1 realiza todo fim da semana o Minuto Político, um apurado descontraído sobre os assuntos políticos mais comentados durante a semana no Piauí.

Tucanos se sentem “atropelados” por decisão de Bárbara 

Bárbara do Firmino iniciou no começo da semana a movimentação para se filiar ao PSDB. A deputada falou ser seu sonho aderir a sigla, liderada por seu pai ao longo de boa parte de sua carreira política. Os líderes do seu atual partido, o Progressistas, deram carta branca para a mudança. O problema mesmo veio do diretório nacional do PSDB. Os líderes tucanos não gostaram nada de não terem sido comunicados dessa situação e se sentiram “atropelados” pela pré-candidata, que tratou do assunto diretamente com o presidente nacional do partido, Eduardo Leite, durante reunião em Brasília.

 

Líderes tucanos e Bárbara
Lupa1

Provável anulação de biênio provoca tensão na base de Rafael

A expectativa de anulação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí para o segundo biênio (2024-2025), tencionou a relação entre o PT e o MDB. Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB), foram eleitos, respectivamente, para comandar a casa em um único dia. Porém, a decisão do ministro Dias Toffoli (STF) que analisa a suspensão da mesma situação no Estado do Tocantins trouxe à tona a discussão entre os dois partidos sobre o destino da mesa diretora da casa. 

Em primeiro momento Franzé afirmou que a Alepi não ficaria na ilegalidade, e que o acordo entre os partidos, em uma nova eleição, dependeria do “ambiente harmonioso” da casa para se manter. Severo rebateu a tese, afirmando que a situação do Piauí é totalmente diferente da do Tocantins e que o legislativo estadual piauiense não deveria tomar decisões com base na situação de outro estado. Após as declarações, o presidente da casa mudou o tom, declarando que se depender dele, caso a anulação se concretize, as tratativas navegarão em águas tranquilas para manutenção da aliança entre os dois maiores partidos da base do governador.  

 

Severo e Franzé Silva

Após perder Saad, Zé Nito diz que agora faz oposição a Dr. Pessoa 

O vereador Zé Nito (MDB), durante sessão na Câmara na quarta-feira (31), disse que agora faz declarada oposição ao Dr. Pessoa dentro do legislativo municipal. Segundo ele, o prefeito pode ficar à vontade para rastrear seus indicados no Palácio da Cidade e exonerar a todos. O discurso do vereador é muito diferente do dia em que sua indicação na prefeitura, o ex-superintendente da Saad Sudeste, José Lopes, foi exonerado. Na ocasião, o tom de Zé Nito era pacificador - de que a relação com o prefeito continuava boa - agora a situação é outra, o vereador deixou claro que não quer acordo e que segue mesmo em apoio a pré-campanha de Marcos Aurélio Sampaio (PSD). 

 

Vereador Zé Nito
Ezequiel de Sá/Lupa1

Franzé deixa escapar pretensão de candidatura de Jeová  

Durante entrevista na Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT) deixou escapar a avaliação de uma possível descompatibilização de Jeová Alencar (Republicanos) do legislativo estadual caso o deputado licenciado venha disputar a Prefeitura de Teresina em 2024. Apesar de negar que o assunto tenha sido tratado durante a visita de Jeová à Alepi, a possibilidade levantada ficou no ar - tornando cada vez mais difícil para Jeová negar que tenha pretensão de se candidatar no pleito majoritário. 

 

Jeová Alencar
Lupa1

Confira o minuto político no Lupa1!