O setor automotivo nacional aos poucos vem apresentando melhoras neste último trimestre. De acordo com o levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 665 mil unidades de automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus foram montados nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, o que corresponde a 11,6% de alta em relação ao trimestre anterior.
“O fechamento do trimestre representou mais um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano, após um primeiro trimestre tímido em função da falta de componentes eletrônicos, e de um segundo trimestre de início de melhora” afirma a associação em nota.
Ainda conforme a Anfavea, outro dado revela que sob o mesmo ângulo de comparação, as vendas cresceram 14,3% e as exportações recuaram 15,2%.
Desde a pandemia da Covid-19, o setor vem enfrentando sucessivas crises na venda e produção de automóveis devido a fatores internos e externos, dessa forma, os atuais parâmetros apontam boas expectativas até o final do ano.
O levantamento aponta ainda que 455 vagas de trabalho foram abertas pelas montadoras em setembro, totalizando ao final do mês 104,6 mil pessoas empregadas no setor.