De acordo com dados divulgados pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em junho deste ano a unidade registrou a entrada de 19 pacientes por conta de queimaduras, sendo esse o maior número desde 2019.
AsCom HUT
O levantamento realizado pelo hospital abrange registros do mês de junho de 2019 à 2022. Durante o mesmo período do ano passado foram registradas no ambulatório, 54 entradas por queimaduras.
Conscientização
Além de ser o mês das tradicionais festas juninas, junho também é marcado pela recorrência de acidentes que envolvem fogueiras e queima de fogos.
Por conta disso, a atenção deve ser redobrada. Confira algumas dicas de como prevenir acidentes:
- Evite acender fogueiras em áreas de vegetação;
- Não use álcool líquido para acender o fogo;
- Mantenha uma distância considerável da fogueira;
- A queima de fogos só deve ser realizada em área aberta e por um profissional.
Reprodução: Agência Brasil
Primeiros Socorros
No caso de queimadura de segundo ou terceiro grau, a melhor alternativa é ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel De Urgência (SAMU) por meio do 192. Em caso de incêndio, solicite socorro do Corpo de Bombeiros através do 193.
Durante o aguardo do atendimento emergencial, a recomendação é que a vítima lave o local da queimadura com água corrente fria. Não se deve furar bolhas ou colocar qualquer substância no local, como creme dental, pó de café ou manteiga.
O Ministério da Saúde alerta que somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.