Em Teresina, os poucos parques e praças existentes não são amplamente frequentados devido a fatores como a falta de infraestrutura adequada, insegurança, pouca diversidade de usos e a ausência de espaços que incentivem a permanência das pessoas.
Praça Dezesseis de Agosto
Foto: Reprodução/ Google Maps
Regiões com pouca complexidade de uso e pouco investimento em um mobiliário urbano para uso da comunidade tornam-se lugares isolados e consequentemente perigosos.
Parque da Cidadania - Foto: Google Heath
Investir na revitalização desses espaços é essencial. Melhorias como iluminação eficiente, integração com o comércio local incluindo cafés e feiras, áreas destinadas ao esporte e à cultura.
Em algumas regiões da zona Leste devido ao pouco uso das ruas e dos parques pela comunidade, tornaram-se lugares onde os assaltos tornaram-se frequentes.
Políticas que incentivem a ocupação contínua por diferentes grupos sociais contribuirão para tornar esses espaços vivos e essenciais para a vida urbana.
Para que esses ambientes sejam mais atrativos e acolhedores, é fundamental atividades que promovam um maior fluxo de pessoas e sejam convidativos para pedestres. Isso pode ser alcançado por meio da implementação de mobiliário urbano adequado, maior acessibilidade, incentivo ao esporte com pistas de corrida, quadras, feirinhas, além de áreas sombreadas e uma maior diversidade de funções destes locais. Estes fatores podem transformar parques e praças em locais mais dinâmicos e inclusivos.